II SEMINÁRIO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICA: GUARANI, KAINGANG E XOKLENG – 7 e 8 nov 2019

II SEMINÁRIO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICA: GUARANI, KAINGANG E LAKLÃNÕ/XOKLENG

Em atenção ao Ano Internacional das Línguas Indígenas | Unesco 2019

7 – 8 nov. 2019

Local: UFSC / CCE

Organizadores: Professores e alunos de línguas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

Apoiadores: Programa de Pós-Graduação em Linguística; grupo de pesquisas de Políticas Linguísticas Críticas; Coordenação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (UFSC).

Objetivo: divulgar resultados de pesquisas e de experiências pedagógicas envolvendo alunos e professores indígenas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, com enfoque nas práticas envolvendo as línguas indígenas – guarani, kaigang e xokleng. O evento abordará a importância do estudo e da pesquisa em línguas indígenas para a manutenção da pluralidade cultural e discursivas dos grupos falantes dessas línguas.

Justificativa: trata-se de uma segunda versão do Seminário de  três Línguas Indígenas faladas no sul da Mata Atlântica, em parceria com os estudantes do curso de Licenciatura. O evento agrega estudantes, professores e pesquisadores indígenas em torno da divulgação e defesa de suas línguas indígenas Guarani, Kaingang e Xokleng – faladas na região sul do Brasil. Além disso, o evento celebra o Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019), conforme defenido pela UNESCO, em atenção à cultura e à riqueza linguística desses povos. O evento visa contribuir não apenas com as discussões sobre a importância dessas línguas como patrimônio cultural, mas potencializar debates e ações de justiça social e direitos linguísticos, em reconhecimento à dignidade desses sujeitos.

Inscrições em: http://inscricoes.ufsc.br/activities/4157

Programação:

07/11/2019 (quinta-feira)

9h30 – Abertura do evento

Local: Auditório CCJ

10h-12h – Artes e Linguagens: apresentação de trabalhos de estudantes e da Licenciatura Intercutural Indígena

Local: Auditório CCJ

14h – Mesa-redonda: Linguagens e línguas indígenas: formas de expressão e resistência

Dr Nanblá Gakran (Licenciatura Indígena UFSC – Laklãnõ/Xokleng)

Dra Márcia Nascimento (Licenciatura Indígena UFSC – Kaingang)

Ms. José Benites (Licenciatura Indígena UFSC – Guarani)

Local: Sala 002 CCJ

08/11/2019 (sexta-feira)

10h-12h – Conhecimento Ambiental e suas Linguagens:  apresentação de trabalhos de estudantes e da Licenciatura Intercutural Indígena

Local: Sala Drummond (CCE, Bloco B)

14h – Mesa redonda Línguas, justiça e direitos linguísticos

Hiral Moreira (advogado e defensor dos direitos indígenas)

Dra Silvana Aguiar (PGET-UFSC)

Dr. Ricardo Nascimento (UFS)

Local: Sala Drummond (CCE, Bloco B)

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFSC), Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (UFSC), Grupo de Políticas Linguísticas Críticas (UFSC).

Evento gratuito