Evento Internacional – INTEGRACIONISMO E AS IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS, UFSC 15 e 16 março 2021

INTEGRACIONISMO E IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS

Seminário Anual da Associação Internacional para o Estudo Integracionista da Linguagem e da Comunicação

15 e 16 de março de 2021, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis)

Cartaz do evento 2021 para download

Fundamentação:

Este evento marcante na história da IAISLC explorará criticamente a contribuição que o Integracionismo pode trazer para as esferas mais amplas da prática política, ética e de responsabilidade social. Para esse fim, o evento promoverá encontros entre o Integracionismo e outras perspectivas sobre linguagem e comunicação, com vistas a esclarecer e aprimorar as ferramentas críticas necessárias para a compreensão e promoção dos interesses referentes ao Sul Global.

Para o Integracionismo, a comunicação, como dimensão fundamental da existência social humana, não pode ser reduzida a um sistema de signos que podem ser decodificados e categorizados mecanicamente e/ou pragmaticamente: a comunicação nada mais é do que o envolvimento necessário dos seres humanos com e em resposta a outros no decorrer do curso da vida. A linguagem, uma dimensão integrada dentro de todo o continuum da prática significante, pressupõe a criação de um modo comunitário de estar no mundo. Nessa perspectiva, política e ética estão indissoluvelmente ligadas à organização comunicacional da vida social cotidiana. Buscamos, portanto, explorar como os estudos da linguagem podem se beneficiar de um conceito mais amplo de esfera pública que o Integracionismo oferece, no qual a ação e o discurso são vistos na perspectiva da pluralidade e da coexistência.

O evento de 2019 será realizado na Penn State University, em 1-2 de setembro.  Informações em: https://sites.psu.edu/integrationism/

Objetivos da IAISLC 2020-2021:

O principal objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento da perspectiva integracionista através do diálogo crítico com outras abordagens da linguagem e da comunicação.

Um objetivo secundário é explorar as aplicações interdisciplinares e as implicações do Integracionismo para diversas regiões do mundo, com ou sem uma história do colonialismo. O evento promoverá uma discussão sobre os pontos fortes e fracos do Integracionismo em diálogo com outras abordagens, como a teoria sociocultural, a análise crítica do discurso, a etnometodologia e a ideologia da linguagem. Ao submeter o Integracionismo à análise crítica, esperamos abordar a questão principal que atravessou o IAISLC (2019): Até onde o Integracionismo pode nos ajudar na tarefa de deslocar academicamente a sociolinguística tradicional?

Um terceiro objetivo é explorar em que medida o Integracionismo pode captar as experiências linguísticas multifacetadas e contraditórias de pessoas que estão à margem da sociedade, cujas práticas comunicacionais não foram, até agora, foco da reflexão integracionista. Ao fazê-lo, desejamos discutir a melhor forma de criar uma parceria com o Sul Global e com comunidades que antes eram marginalizadas do trabalho colaborativo de construção do Integracionismo como uma filosofia comunicacional radicalmente crítica.

Chamada de trabalhos para o IAISLC 2020-2021:

Gostaríamos de convidar as pessoas interessadas para a submissão de:

1. propostas que exploram a intersecção ou conflito entre o Integracionismo e outras abordagens contemporâneas da linguagem e da comunicação, incluindo pós-humanismo, etnometodologia, descolonização, direitos linguísticos e direitos dos animais. Tais trabalhos devem fornecer uma exploração do campo dinâmico e em constante desenvolvimento da filosofia e análise integracionista;

2. propostas que exploram o significado e as implicações do Integracionismo para uma compreensão da prática social conflituosa e da mobilização política, com referência particular ao Sul Global, às comunidades marginalizadas e aos migrantes.

Formatos dos trabalhos:

• trabalhos individuais de 40 a 45 minutos cada, com 15 minutos para discussão;

• simpósios, consistindo de 2-4 trabalhos sobre um tópico específico, com uma introdução feita pelo coordenador do Simpósio;

• mesas-redondas relacionadas ao tema, a serem propostas e coordenadas pelos organizadores da Conferência.

Resumos de no máximo 300 palavras devem ser submetidos individualmente por apresentadores ou coordenadores do Simpósio a Cristine Severo (crisgorski@gmail.com e iaislc2020@gmail.com) até 30 de outubro de 2020. As decisões sobre o status da submissão serão feitas até 30 de novembro de 2020.

Contato: secretaria do evento – iaislc2020@gmail.com

Inscrições para participaçãohttp://inscricoes.ufsc.br/activities/4433

Participantes – palestras e mesas confirmados:

Responsáveis:

Cristine Severo: crisgorski@gmail.com

Sinfree Makoni: sinfreemakoni@hotmail.com

Ashraf Abdelhay: aschraff200@gmail.com

Adrian Pablé: apable@hku.hk

Alexandre Silveira: bestxandy@gmail.com

Comissão organizadora:

Cristine Severo (organização, divulgação e captação de recursos): crisgorski@gmail.com

Ana Cláudia Eltermann (secretaria): ana_eltermann@hotmail.com

Sara Farias da Silva (ensalamento e hospedagem): foliesara@gmail.com

Clóvis Alencar Butzge (certificação): clovisbutzge@gmail.com

Leilane Morais (divulgação nas redes):  leilanemoraisoliveira@gmail.com

Beatriz Oliveira: b.oliveiralp@gmail.com

Cristian Goulart: cristian.ufsc@gmail.com

Christiane Dias: christianedasilvadias@gmail.com

Charlott Eloize: charlott18@hotmail.com

Daniel Silva: dnsfortal@gmail.com

Apoio: Pós-Graduação em Linguística (UFSC); Associação Internacional para os estudos integracionistas; Grupo de Políticas Linguísticas Críticas.