Anticolonialismos, (De)colonialidades, Sul Global e Política Linguística

Trabalhos publicados:

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B.. African Languages, Race, and Colonialism: The Case of Brazil and Angola. In: H. Samy Alim; Angela Reyes; Paul V. Kroskrity. (Org.). The Oxford Handbook of Language and Race. Oxford: Oxford University Press, 2020, v. 1, p. 153-166.

ABDELHAY, A. (Org.) ; MAKONI, Sinfree. B. (Org.) ; SEVERO, Cristine Gorski (Org.) . Language Planning and Policy: Ideologies, Ethnicities, and Semiotic Spaces of Power. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2020.

Acesse Prefácio e Introdução aqui: Abdalhay_Makoni_Severo_2020_Preface_Introduction

MAKONI, Sinfree. B.; Severo, Cristine Gorski; ABDELHAY, Ashraf. Colonial linguistics and the invention of language. In: Ashraf Abdelhay, Sinfree B. Makoni, Cristine G. Severo (Orgs.). Language Planning and Policy Ideologies, Ethnicities, and Semiotic Spaces of Power. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2020, p. 211-228.

BENTON-MONAHAN, C. ; SEVERO, Cristine Gorski. Amazigh language policy in Morocco and the power of contradiction. In: Ashraf Abdelhay, Sinfree B. Makoni, Cristine G. Severo. (Org.). Language Planning and Policy Ideologies, Ethnicities, and Semiotic Spaces of Power. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2020, p. 50-67.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree (2020). Solidarity and the Politics of us: how far can individual go in language policy? Research methods in non-werstern contexts. In: Jim McKinley; Heath Rose (Eds.) The Routledge Handbook of Research Methods in Applied Linguistics. London: Routledge.

SEVERO, Cristine Gorski; ABDELHAY, A. Políticas linguísticas no mundo árabe: por uma sociolinguística da revolução. In: Atilio Butturi Junior; Sandro Braga; Thiago Barbosa Soares. (Org.). OS ESTUDOS NO CAMPO DISCURSIVO. 1ed.Campinas: Pontes, 2020, v. 1, p. 337-352.

SEVERO, Cristine Gorski. Oralidade, prática social e política linguística. Letra Magna (Online), v. 15, p. 465-484, 2019.

SEVERO, Cristine Gorski. Das línguas indígenas: por um olhar decolonial em políticas linguísticasRevista Digital de Políticas Lingüísticas (RDPL), v. 11, 2019, p. 143-158.

MAKONI, Sinfree B. Da linguística humana ao sistema “d” e às ordens espontâneas: uma abordagem à emergência das línguas indígenas africanas. Tradução de Alexandre Cohn da Silveira. Revista da Abralin, v. 17, n. 2, p.376-419, 2019.

MAKONI, Sinfree. B. ; SEVERO, Cristine Gorski. An integrationist perspective on African philosophy. In: Adrian Pablé. (Org.). Critical Humanist Perspectives: The Integrational Turn in Philosophy of Language and Communication. Londres: Routledge, 2017, v. 1, p. 63-76.

SEVERO, Cristine Gorski. Pós-colonialismo e Linguística: relação (im)possível? In: Fernando Zolin-Vesz. (Org.). Linguagens e Descolonialidades. Campinas: Pontes, 2017, v. 2, p. 39-54.

SEVERO, Cristine Gorski. Língua e poder nos mundos da vida e da arte: diálogos entre Brasil e Angola. In: Ilka B. Leite; Cristine G. Severo. (Org.). Kadila: culturas e ambientes – Diálogos Brasil-Angola. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 1, p. 299-320.

CAMOZZATO, Nathalia Müller. A linguística como matriz colonial: a questão das práticas orais afro-brasileiras. In: Ilka B. Leite; Cristine G. Severo. (Org.). Kadila: culturas e ambientes – Diálogos Brasil-Angola. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 1, p. 321-342.

SEVERO, Cristine Gorski. A invenção colonial das línguas da América. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 60, p. 11-28, 2016. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7458

SILVEIRA, Alexandre C. ; LEVISKI, Charlott E; CAMOZZATO, Nathalia M. Língua chinesa: um estudo político-linguístico sobre sua presença no mundo. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 162-188, 2016.

LEVISKI, Charlott E. Narrativa imagética e construção visual do colonialismo em coração das trevas. Labirinto (UNIR), v. 25, p. 235-250, 2016.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. . Políticas Linguísticas Brasil-África: Por uma perspectiva crítica. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2015. v. 1. 136p .

MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair. Desinventando e (re)constituindo línguas. Working Papers em Linguística (Florianópolis. Online), v. 16, n. 2, 2015. p. 09-34.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. . Discourses of language in colonial and postcolonial Brazil. Language & Communication, v. 34, p. 95-104, 2014. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0271530913000682

SEVERO, Cristine Gorski. Política(s) linguística(s) e questões de poder. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 57, p. 451-473, 2013.