Pesquisador@s do grupo

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Adna Candido de PaulaO mal e as entidades ficcionais: uma perspectiva ontológica na compreensão da simbólica do mal. É docente e pesquisadora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK. Está vinculada à Faculdade Interdisciplinar em Humanidades e ao Mestrado profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas.  Mais informações em https://ufvjm.academia.edu/AdnaPaula.

Ana Cláudia Demétrio. O ensino de LP a imigrantes haitianos: um olhar para as políticas linguísticas enquanto políticas públicas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ana Claudia Fabre Eltermann. Português brasileiro: história e influência das línguas africanas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Alexandre Cohn da Silveira. Poder e identidade em Timor Leste: vozes e discursos sobre a língua portuguesa. Início: 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Carla Regina Martins Valle. Pós-Doutoranda. Universidade Federal de Santa Catarina, PPGLg. Início: 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Carolina Marín Odebrecht. Representações sobre as práticas linguístico-discursivas afro-brasileiras de Florianópolis: construção de um acervo. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Abi – Letras Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Charlott Eloize Leviski. Políticas externas de língua portuguesa em contextos pós-coloniais. Início: 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Christiane da Silva Dias. Metodologia de pesquisa como dispositivo: implicações para as políticas linguísticas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Clóvis Alencar Butzge. Políticas linguísticas na fronteira Argentina-Brasil: uma análise crítica da instituição do espanhol e do português como línguas de integração. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Cristian Edevaldo Goulart. Políticas linguísticas para imigrantes em Santa Catarina. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Cristine Gorski Severo. A produção colonial das línguas na América Latina e suas heranças contemporâneas. É docente e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina/Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Mais informações em https://ufsc.academia.edu/CristineSevero.

Daniel Peres Sassuco. Línguas nacionais em Angola. É docente da Universidade Agostinho Neto (Angola) e atuou como chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Africanas. Trabalha com a recolha de dados orais junto a populações angolanas, com vista a elaborar os manuais de apoio aos estudantes.

Ezequiel Pedro José Bernardo. Uma Política para o Ensino Bilingue em Angola (Discussão à Luz das Experiências de alguns Países Africanos). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, CNPq/PEC-PG; Instituto Superior de Ciências da Educação – Cabinda, ISCED – CABINDA, Angola.

Ezra Alberto Chambal Nhampoca. Ideofones do Changana na perspectiva da Linguística Cognitiva. Início: 2014. (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, CNPq/PEC-PG; Universidade Eduardo Mondlane Moçambique.

Heloísa Tramontim de Oliveira. Línguas em África: Indexações de poder e hibridizações de resistência. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Lilian Keide Arnhold De Azevedo. A heterogeneidade do Hunsrückisch em Salvador do Sul: formas de discursivização e políticas linguísticas. 2014-2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristine Gorski Severo.

Nathalia Müller Camozzato. O Samba em Pessoa: Aracy de Almeida e o Dispositivo da Oralidade. 2015-2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador). Doutorado em andamento (2017).

Silvana Aguiar dos SantosInterpretação de Português/Libras em contextos comunitários: mapeamento de diferentes contextos, descrição e análise. É docente e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina, lotada no Departamento de Artes e Libras.

Sara Farias da Silva. Brasilidades no Québec: do processo de imigração ao devenir québécois. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Sinfree Bullock Makoni. Linguística Colonial e Pós-Colonial em África. É professor e pesquisador do Departamento de Linguística Aplicada e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Estadual da Pensilvânia/Estados Unidos. Atua nas áreas de políticas linguísticas coloniais e críticas em África; análise dos discursos sobre o terrorismo; filosofia da linguagem; relação entre língua e envelhecimento em África.

Vanessa Elsas Porfírio de Faria. Políticas Linguísticas e EJA. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina.