I SEMINÁRIO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICA: GUARANI, KAIGANG E XOKLENG – 13 e 14 de nov 2017

Data: 13 e 14 de novembro de 2017

Local: UFSC / CCE

Organizadores: Professores e alunos de línguas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

Apoiadores: Programa de Pós-Graduação em Linguística; grupo de pesquisas de Políticas Linguísticas Críticas; Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística; departamento de História.

Objetivo: divulgar resultados de pesquisas e de experiências pedagógicas envolvendo alunos e professores indígenas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, com enfoque nas práticas envolvendo as línguas indígenas – guarani, kaigang e xokleng. O evento abordará a importância do estudo e da pesquisa em línguas indígenas para a manutenção da pluralidade cultural e discursivas dos grupos falantes dessas línguas.

PROGRAMAÇÃO

13/11

10h00 Credenciamento

10h30 Conferência de abertura – Sobre o papel das línguas indígenas na formação em Licenciatura Intercultural Indígena (Sala Drummond/CCE-B/UFSC)

Profa. Dra. Ivani Ferreira de Faria

12h Almoço

14h Grupo de Trabalho I: divulgação de TCC de alunos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica que versem sobre as línguas indígenas.

17h Intervalo

18h Mesa-redonda: Línguas indígenas: identidade e memória  (Sala Drummond/CCE-B/UFSC)

Profa. Dra. Cristine G Severo (UFSC)

Prof. Ms. Mauro Luiz Carvalho (UFSC)

Profa. Dra. Márcia Nascimento (UFSC)

14/11

10h Mesa-redonda: Sobre as políticas de valorização das línguas indígenas no contexto acadêmico e educacional (Sala Drummond/CCE-B/UFSC)

Prof. Dr. Nanbla Gakran (UFSC)

Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira (UFSC)

Dra Antonella Tassinari (UFSC/Licenciatura Intercultural)

12h Almoço

14h Grupo de Trabalho II: divulgação de TCC de alunos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica que versem sobre as línguas indígenas.

17h Intervalo

18h Encerramento dos trabalhos: Por uma política de reconhecimento institucional das línguas indígenas. (Sala Drummond/CCE-B/UFSC)

FOTOS DO EVENTO