Ensino e Interculturalidade

Trabalhos publicados

SEVERO, Cristine Gorski. Oralidade, prática social e política linguística. Letra Magna, ano 15, n. 24, ed. especial, 2019, p. 465-484.

PONSO, Letícia Cao. Letramento acadêmico indígena e quilombola: uma política linguística afirmativa voltada à interculturalidade crítica. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, p. 1512-1533, 2018.

SEVERO, Cristine Gorski; VIOLA, D. . Entre o português como língua estrangeira e as práticas interculturais comunicativas: estudo de caso em universidade colombiana. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 17, 2017,  p. 85-101.

ELSAS, Vanessa.  Os modelos escolares de educação de jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo: reflexões sobre demandas e ofertas. Olh@ares, v. 4, n. 1, 2016, p. 27-46.

LEVISKI, Charlott Eloize. Diálogos entre a teoria da enunciação de Bakhtin e a prática de análise linguística. RevLet – Revista Virtual de Linguagem, vol. 8, n. 1, 2016, p. 37-52.

ELSAS, Vanessa.  A trajetória do projeto CIEJA entre as políticas públicas de EJA na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), 2014.

BERNARDO, Ezequiel Pedro José; DOMINGOS, Manuel da Silva. Adultério Onomástico em Angola: Discussão à Luz dos Direitos Linguísticos e Convenções Ortográficas, 2013. [no prelo].

CASTELANO RODRIGUES, Fernanda S. C.; YOKOTA, R. A formação do professor de espanhol no interior paulista: expectativas de ingressantes e realidades de egressos da Licenciatura em Letras na UFSCar. Revista Eletrônica do GEPELE, v. 01, p. 10-32, 2013.

CASTELANO RODRIGUES, Fernanda S. C.. A aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Médio e no Ensino Superior: negações e contradições. Intersecciones Revista da APEESP, v. 1, p. 43-54, 2013.

CASTELANO RODRIGUES, F. S. C.; COSTA, E. G. M. ; FREITAS, L. M. A. . A implantação do espanhol na escola brasileira: polêmica e desafios. Linguasagem (São Paulo), v. 10, p. 10, 2009.

SEVERO, Cristine Gorski. Sobre a formação da cidadania nos documentos oficias e no material didático e a importância dos gêneros discursivos. Odisséia (UFRN), v. 1, p. 1-14, 2008.

CASTELANO RODRIGUES, F. S. C.;  CELADA, M. T. El español en Brasil: actualidad y memoria. Real Instituto Elcano de Estudios Internacionales y Estratégicos, Espanha, 2005.