Questão Indígena e as políticas linguísticas

PINHEIRO BARROS, C., & SAGICA, Vanessa. Entre as (re)existências da cura xamânica na região amazônica e o cientificismo colonial: Um olhar discursivo sobre o silenciamento vivenciado pelos povos originários. PerCursos22(48), 2021, 261 – 283.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. Can Southern Epistemological and Indigenous Ontological Orientations to Applied Linguistics challenge its Ethnocentrism? In Clare Cunningham; Christopher Hall (Eds.) Vulnerabilities, Challenges and Risks in Applied Linguistics. Bristol: Multilingual Matters, 2021, p.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. Integrationism and the Global South: Songs as Epistemic and Ontological Frameworks in Language Studies. In: Sinfree Makoni; Deryn P. Verity; Anna Kaiper-Marquez. (Org.). Integrational Linguistics and Philosophy of Language in the Global South. Abingdon: Routledge, 2021, v. 1, p. 70-90.

OLIVEIRA, Beatriz. Políticas de Tradução e Interpretação no Contexto Indígena: estudo de caso em uma escola guarani. Revista Brasileira de Línguas Indígenas, v. 3, p. 11-27, 2020.

OLIVEIRA, Beatriz; SEVERO, Cristine Gorski. Educação escolar indígena e o papel do intérprete guarani-português: por uma perspectiva crítica. Travessias Interativas, v. 10, p. 14-31, 2020.

OLIVEIRA, Beatriz. Educação intercultural indígena e formação de professores: uma busca por autonomia. Cadernos de Linguística, v. 1, p. 01-19, 2020.

SEVERO, Cristine Gorski. Das línguas indígenas: por um olhar decolonial em políticas linguísticasRevista Digital de Políticas Lingüísticas (RDPL), v. 11, 2019, p. 143-158.