Questão Indígena e as políticas linguísticas

Apresentação

Aqui apresentamos trabalhos e discussões sobre as políticas linguísticas voltadas para as línguas e comunidades indígenas no Brasil. Exploramos desde os contextos coloniais e as ideologias linguísticas missionárias, até processos mais atuais de reconhecimento da diversidade linguística indígena através da institucionalização da educação intercultural indígena; dos direitos linguísticos desses povos em relação com outros direitos, como à vida, à terra e aos costumes; das políticas de cooficialização municipal de línguas indígenas no Brasil após os anos 2000; das políticas de patrimonialização da diversidade linguística indígena; do papel do protagonismo indígena nos movimentos e militâncias envolvendo as línguas indígenas; do papel da esfera internacional de valorização das línguas indígenas, a exemplo da Década das Línguas Indígenas (UNESCO; 2022-2032); além das iniciativas de lideranças locais, regionais e nacionais na promoção de redes de comunicação, valorização e uso dessas línguas. Também abordamos as perspectivas indígenas sobre as línguas como contribuições centrais para as epistemologias do Sul Global.

Trabalhos publicados:

SAGICA, Vanessa. A resistência das minorias linguísticas: Makuxi Maimu “Nossa língua é nossa gente”. Revista Antígona, v. 1, p. 39-57, 2021.

PINHEIRO BARROS, C.; SAGICA, Vanessa. Entre as (re)existências da cura xamânica na região amazônica e o cientificismo colonial: Um olhar discursivo sobre o silenciamento vivenciado pelos povos originários. PerCursos22(48), 2021, 261 – 283.

SEVERO, Cristine G.; MAKONI, Sinfree. B. Can Southern Epistemological and Indigenous Ontological Orientations to Applied Linguistics challenge its Ethnocentrism? In Clare Cunningham; Christopher Hall (Eds.) Vulnerabilities, Challenges and Risks in Applied Linguistics. Bristol: Multilingual Matters, 2021, p.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. Integrationism and the Global South: Songs as Epistemic and Ontological Frameworks in Language Studies. In: Sinfree Makoni; Deryn P. Verity; Anna Kaiper-Marquez. (Org.). Integrational Linguistics and Philosophy of Language in the Global South. Abingdon: Routledge, 2021, v. 1, p. 70-90.

OLIVEIRA, Beatriz. Políticas de Tradução e Interpretação no Contexto Indígena: estudo de caso em uma escola guarani. Revista Brasileira de Línguas Indígenas, v. 3, p. 11-27, 2020.

OLIVEIRA, Beatriz; SEVERO, Cristine G. Educação escolar indígena e o papel do intérprete guarani-português: por uma perspectiva crítica. Travessias Interativas, v. 10, p. 14-31, 2020.

OLIVEIRA, Beatriz. Educação intercultural indígena e formação de professores: uma busca por autonomia. Cadernos de Linguística, v. 1, p. 01-19, 2020.

SEVERO, Cristine G. Das línguas indígenas: por um olhar decolonial em políticas linguísticasRevista Digital de Políticas Lingüísticas (RDPL), v. 11, 2019, p. 143-158.